POR QUE DEUS PERMITE SOFRIMENTOS NA VIDA DO CRISTÃO?

POR QUE DEUS PERMITE SOFRIMENTOS
NA VIDA DO CRISTÃO?
2ª Coríntios 1.1-11


Introdução:

Jesus nunca nos prometeu que teríamos uma vida fácil e sem dificuldades. Por isso nos ensinou:

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33

Mas também nos concedeu a preciosa promessa:

e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Mateus 28:20

Passar por momentos de aflições não é fácil. Somos humanos e sabemos que dói, e dói bastante. E talvez seja este o seu sentimento hoje e dentro de você haja uma pergunta que incomoda: Por que Deus permite sofrimentos na vida dos Cristãos?

É justamente sobre isto que o velho apóstolo Paulo está falando e usa os seus próprios sofrimentos como ilustrações para que possamos entender as razões de Deus permitir sofrimentos em nossa vida. Quais são estas razões?

I – PARA QUE CONHEÇAMOS AS POSSIBILIDADES DE DEUS.

Quando estamos debaixo das lutas temos a possibilidade de descobrir que a graça de Deus é o suprimento mais que eficiente para qualquer circunstância da nossa vida.

A graça e paz do versículo 2, são mais do que uma saudação, são um estilo de vida (GRAÇA: todo suprimento de Deus; PAZ: a consequência da segurança desta graça em nossas vidas).

Descobrimos que há conforto e socorro, provisão de força para toda aflição. Descobrimos a natureza do nosso Deus no versículo 3.

Esta, portanto é uma das maneiras pelas quais podemos descobrir o que Deus pode fazer:

·         Por isso não fuja (não negar a dor; Antes, identificar o momento reconhecer que realmente sofro com isto);
·         Veja a difícil circunstância como “possibilidade” de entender e experimentar a força de Deus (versículo 5). O Povo de Israel quando perante o Rio Jordão: Era impossível, mas a Arca à frente, Deus à frente, e avançaram para a terra da promessa;
·         Lembre-se que a promessa do Senhor é dar-lhe fortalecimento igual à pressão experimentada. Você será suprido por Deus na medida que precisa.
·         Há sempre um suprimento novo de graça para você descobrir.

II – PARA QUE OS OUTROS SEJAM SUSTENTADOS V.4

A segunda razão é que através da nossa experiência outros sejam sustentados. Os cristãos mais maduros, quando murmuram diante dos novos estão “testemunhando” que Deus é infiel,que as escrituras não são verdade, que não teremos do Senhor socorro e fortalecimento.

Neste caso somos instrumentos do abatimento da fé.

Ilustração dos Espias de Israel em Números 13 e 14.

Mas quando enfrentam as lutas na força do Senhor, são um testemunho vivo de que Deus sustenta. Paulo está dizendo que nos tornamos referenciais do viver em Cristo a medida que caminhamos por fé mesmo no meio dos sofrimentos, e nos tornamos suprimento da graça para outros.

No versículo 6 ele diz:
·         Quando sofro é para o seu conforto;
·         Para que você também possa ver o que Deus pode fazer;
·         E se você olhar para mim aprenderá a como lidar com isto.

Existem pessoas que nos ensinam a lidar com situações difíceis da vida. Assim como nós também devemos ser modelos para alguém. Mas os modelos não substituem a experiência. Todos teremos, cada um, a sua experiência e nesta devemos aprender as lições que precisamos aprender.


Como muitos de nós gostaríamos de poupar os nossos queridos do sofrimento, mas, como nós, eles também necessitam viver as suas experiências. Se eles compartilharam os nossos sofrimentos (modelo) compartilharão as nossas consolações (versículo 7).

Há uma bênção quando compartilhamos aflição e o socorro de Deus. As vezes sofremos não por nossa causa, mas para o bem de mais alguém.

Este foi o entendimento de José do Egito: “foi para livramento de Israel e do Egito que Deus me enviou”.

Alguns dos seus sofrimentos podem ser livramentos para os seus filhos.

III – PARA NOS ENSINAR A NÃO CONFIAR EM NÓS MESMOS MAS EM DEUS

Esta talvez seja uma das maiores razões porque Deus envia-nos sofrimentos. É para quebrar o espírito duro e obstinado que insiste em viver pelos seus próprios esforços e recursos. Que recorrem apenas aos recursos humanos. Que nunca se submetem ao Senhor.

Que não oram no sofrimento, pois orar é reconhecer que não dou conta e preciso de Deus.

O apóstolo Paulo confessa que Deus tinha que agir assim com ele (versículos 8 e 9).

Ilustração: Paulo – Um jovem fariseu tão autoconfiante que precisou ser quebrado várias vezes. Cair do cavalo, ficar cego, habitar no deserto etc.). Deus teve que colocá-lo em circunstâncias que ele não podia lidar para que ele pudesse aprender a não confiar em si mesmo mas em Deus que ressuscita os mortos. Um Deus para quem não existe causa perdida. Um Deus que dá vida a morte.

E para você o que Deus precisará fazer?

IV – PORQUE DEUS SERÁ LOUVADO PELA RESPOSTA DE MUITAS ORAÇÕES

Os sofrimentos nos ensinam que somos membros de uma família, fazemos parte do corpo de Cristo.

Aprendemos a orar uns pelos outros, pois será em resposta a estas mesmas orações que Deus enviará a sua bênção e trará livramento, e por causa disto ele será louvado não somente por você, mas por muitos que juntos com você participam do seu sofrimento.

Conclusão:

Lembre-se:

·         Os seus sofrimentos permitem que você conheça as possibilidades do seu Deus;
·         Os nossos sofrimentos são transformados em recursos para os seus queridos;
·         Através dos sofrimentos aprendemos a não confiar em nós mesmos, mas só em Deus;

·         Deus será louvado sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário