Os presentes da graça de Deus - II Coríntios 5.17-21

Uma das experiências mais preciosas desta vida é ganhar presentes. Creio que não há uma pessoa sequer que não goste de ganhar presentes. Um presente é mais do que uma recordação, é uma demonstração de amor. Presente é algo que você pode segurar nas mãos sabendo que aquela pessoa se lembrou de você.No texto deste devocional lemos que o nosso amado Pai Celestial, em seu grande e infinito amor, tem nos dado por meio da sua graça em Cristo Jesus, alguns maravilhosos presentes.

O primeiro presente é a nova vida (Regeneração) que podemos perceber no versículo 17. Quando pela fé colocamos a nossa vida nas mãos do Senhor Jesus, dando a ele toda a autoridade para reconstruí-la, ele a faz de novo. Em sua graça ele “recria”. Nos torna uma nova criação, uma nova criatura. Não se trata de uma reforma estética operada pela religião, mas uma mudança que acontece no interior, lá dentro, e então, será perceptível no exterior.

O segundo presente é a amizade com Deus (Reconciliação) que podemos perceber nos versículos 18 a 20. Quando seguimos as nossas paixões e nos entregamos aos desejos errados do coração naturalmente nos distanciamos de Deus. Passamos a escolher o pecado e viver em nossas desculpas e filosofias de vida para justificar nossas escolhas erradas e nosso pecado. Por isso a Bíblia ensina que “quem ama o mundo não tem o amor de Deus” (1ª João 2.15). Porém, “quando éramos inimigos” (Romanos 5.10) fomos alcançados e reconciliados. O Pai em sua graça por meio de Jesus nos traz novamente para o relacionamento com Ele.

O terceiro presente é a salvação (Redenção) que podemos perceber no versículo 21. Um exemplo na bíblia que nos ajuda a entender sobre salvação é lembrar-se de Moisés quando voltou ao Egito para libertar o povo da escravidão. Redenção significa libertar através do pagamento de um preço, trazendo a ideia de resgate. Neste sentido, Deus, por meio de Jesus Cristo, nos concedeu o presente da salvação: 1) nos libertando do poder destruidor do pecado e da condenação deste; 2) tomando o nosso lugar na cruz e pagando o preço pelo pecado; 3) terminando coma nossa condição de escravos e nos tornou participantes da natureza divina – de filhos (2ª Pedro 1.4); 4) Fazendo-nos participantes da morte, ressurreição e da glorificação de Cristo Jesus (Romanos 4.25 e 8.29-30) – Temos vida em Cristo.


Caro leitor, você já abriu o seu coração para receber estes presentes da graça de Deus? Busque hoje a Deus por meio de uma oração e abra o seu coração recebendo estes presentes. Se já os recebeu, mantenha-os vivos em sua mente e tenha sempre um coração agradecido por tão grande salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário